Abel Ferreira é o técnico com mais referências ao 'eu' na Série A? O estudo que virou termômetro do nosso futebol
Um levantamento do Bolavip Brasil resolveu medir o que a gente só desconfiava no bar: quem fala mais de si nas entrevistas coletivas da Série A. E o resultado não podia ser mais previsível para quem acompanha o Palmeiras de perto. Abel Ferreira lidera o ranking, com 60,7% de referências ao "eu" em 2.184 registros analisados. É um número que chama atenção e pede contexto.
Mas calma, antes de sair postando print e xingando o português nas redes: o dado é real, a interpretação é que precisa de freio. Medir pronome não é medir caráter. E é exatamente aí que a resenha fica boa. Para entender o contexto em que esses treinadores trabalham, vale lembrar como funciona o Campeonato Brasileiro na prática, com calendário apertado e coletiva atrás de coletiva.
O estudo que colocou Abel no topo do ranking
O pessoal do Bolavip analisou 150 entrevistas coletivas de 15 treinadores da Série A, dez de cada um, todas extraídas dos canais oficiais dos clubes no YouTube. A metodologia foi além do olhômetro: transcreveram as falas e usaram programação e inteligência artificial para contar pronomes "eu" e "nós", além dos verbos em primeira pessoa do singular e do plural.
O ranking:
- Abel Ferreira (Palmeiras): 60,7% de "eu"
- Rafael Lacerda (Chapecoense): 52,1%
- Fernando Diniz (ex-Corinthians): 47,7%
- Média dos 15 treinadores: 36,5%
A diferença de Abel para a média é de 24,2 pontos percentuais. Em termos relativos, o português é cerca de 66% mais "eu" que o treinador médio da nossa elite. Tite, Renato Gaúcho, Eduardo Baptista, Marcão e Thiago Carpini ficaram de fora por não terem dez jogos no comando ou entrevistas suficientes disponíveis.
O que ninguém fez direito foi o dever de casa: discutir o que esse número significa de verdade.
Por que Abel fala tanto de si?
Abel é assertivo, provocador e autoconfiante. Quem já viu uma coletiva dele sabe: ele não terceiriza decisão, não dilui responsabilidade e não foge de polêmica. Quando o time vence, ele se coloca no centro do planejamento. Quando perde, também assume o "eu errei" com a mesma intensidade.
Esse "eu" constante constrói uma imagem de líder forte e visionário. É o técnico que se apresenta como o cérebro da operação, o cara que enxerga o que ninguém enxerga. E convenhamos: no Palmeiras, essa narrativa tem lastro. O português construiu uma trajetória de resultados que sustenta o discurso.
A pergunta que fica: é vaidade ou método? Minha leitura é que é os dois, e isso não é defeito. O "eu" de Abel funciona como blindagem do grupo. Quando ele chama a responsabilidade para si, tira pressão dos jogadores. Quando se coloca no centro, protege o vestiário da fritura externa. É vaidade sim, mas vaidade a serviço de um projeto.
O contraponto: Domínguez, Lacerda e Diniz e o discurso do "nós"
Do outro lado do espectro, Eduardo Domínguez, do Atlético-MG, lidera o índice de "nós": 62,3% de referências à primeira pessoa do plural. É o oposto simétrico de Abel, e o dado é delicioso para o debate.
Fernando Diniz, terceiro no ranking de "eu" com 47,7%, é um caso curioso. Diniz costuma enfatizar o coletivo e o processo, mas o número mostra que ele também fala bastante de si. Talvez porque sua identidade de jogo seja tão forte que ele precise se explicar o tempo todo. Já Rafael Lacerda, da Chapecoense, surpreende no segundo lugar: menos projeção midiática, mas um discurso mais centrado na própria figura.
Aqui cabe a provocação: o "nós" de Domínguez é estratégia ou apenas postura diplomática? E o "nós" de Diniz é convicção ou recurso retórico? Porque no futebol, discurso coletivo nem sempre significa gestão coletiva. Às vezes é só jeito de falar.
Liderança egocêntrica funciona no futebol?
A história do esporte responde com exemplos dos dois lados. Mourinho sempre foi um "eu" ambulante, e venceu em tudo que tocou. Guardiola também centraliza decisões e discurso, e ninguém questiona o método. O egocentrismo, quando acompanhado de competência, vira marca registrada de vencedor.
Por outro lado, o excesso de "eu" já desgastou relações e rachou grupos. Técnicos que se colocam acima do clube costumam ter vida curta, especialmente no Brasil, onde a cultura valoriza humildade e discurso coletivo. O futebol brasileiro desconfia de quem se acha demais. É um traço cultural: a gente gosta do gênio, mas exige que ele finja modéstia.
Abel não finge. E talvez seja exatamente por isso que ele incomoda tanto. Só que o jogo não para no discurso: quando o assunto é mexer no regulamento no meio da temporada, a discussão esquenta de vez, como mostramos em trocar dez regras na 23ª rodada e terminar o Brasileirão num campeonato diferente do que começou.
O que as entrevistas coletivas revelam sobre o futebol brasileiro
As coletivas são o termômetro mais honesto do comportamento dos treinadores. Ali, sem roteiro e sob pressão, o cara mostra quem é. O estudo do Bolavip tem mérito justamente por transformar percepção em dado, mesmo que o dado precise de contexto.
O que ele expõe, no fundo, é a vaidade e a busca por reconhecimento individual que atravessam o esporte. Todo técnico quer ser visto como protagonista. Uns disfarçam melhor, outros nem tentam. E a mídia, que precisa de personagem, alimenta esse ciclo. Quem acompanha o noticiário diário, como o da TV Copa, sabe como uma frase solta na coletiva vira manchete em minutos.
O técnico é comunicador e líder de massa. O que ele diz na coletiva não fica na coletiva: vira manchete, vira discurso de torcida, vira pressão sobre o grupo. Por isso o "eu" e o "nós" importam. Não como pecado ou virtude, mas como estratégia de gestão.
E o Palmeiras com isso?
O egocentrismo de Abel não parece afetar o grupo de jogadores. Pelo contrário: o discurso centralizador do técnico caminha junto com os resultados, e enquanto o resultado vier, ninguém vai reclamar do pronome.
Agora, a provocação final é para você, palmeirense: prefere um técnico que fala "eu" e vence ou um que fala "nós" e não convence? Porque o debate sobre egocentrismo é, no fundo, sobre o que a gente valoriza no esporte. E essa resposta diz mais sobre nós do que sobre o Abel. Enquanto isso, o mercado segue de olho em nomes como Endrick: o Liverpool separou 65 milhões de libras e pode tirar o brasileiro do Real Madrid.
Leia também
- Como funciona o Campeonato Brasileiro de futebol? Guia completo do Brasileirão
- Trocar dez regras na 23ª rodada é terminar o Brasileirão num campeonato diferente do que começou
- Liverpool de olho em Endrick: 65 milhões de libras podem tirar o brasileiro do Real Madrid
Perguntas frequentes
Abel Ferreira é realmente o técnico com mais referências ao 'eu' na Série A? Segundo o estudo do Bolavip Brasil, sim: ele lidera o ranking com 60,7% de referências ao "eu" nas entrevistas analisadas, contra média de 36,5% dos 15 técnicos da Série A.
Como o estudo mediu as referências ao 'eu' dos treinadores? A pesquisa transcreveu 150 entrevistas coletivas (dez de cada técnico) e usou programação e inteligência artificial para contar pronomes "eu" e "nós" e verbos em primeira pessoa do singular e do plural.
Quem são os técnicos mais coletivos do ranking? Eduardo Domínguez, do Atlético-MG, lidera o índice de "nós", com 62,3% de referências à primeira pessoa do plural.
O egocentrismo de Abel Ferreira prejudica o Palmeiras? O estudo não mede esse efeito. Não há, no levantamento, indicação sobre impacto no desempenho do clube; o dado se limita à contagem de pronomes nas entrevistas.
Por que Tite e Renato Gaúcho ficaram fora do estudo? Porque não atenderam aos critérios da amostra: falta de dez jogos à frente dos clubes ou indisponibilidade de entrevistas suficientes nos canais oficiais do YouTube.
Equipe-se para jogar
- Bola de futebol oficial, do jogo de fim de semana ao treino sério.
- Chuteiras society, as mais vendidas da Amazon.
- Camisa da Seleção Brasileira, para torcer vestido a caráter.
Como Associado da Amazon, eu recebo por compras qualificadas.